terça-feira, 9 de junho de 2015

Jogos de vídeo que iniciam na “cultura do morticínio”
e no satanismo

Bloodborne ensina que matar sadicamente é uma diversão.
Bloodborne ensina que matar sadicamente é uma diversão.



Quatro letras de sangue pingam do monitor e dizem “mort” [morte em francês], no jogo macabro Bloodborne, descreveu Le Monde de Paris.

Os personagens virtuais têm forma de espectros e seu ambiente próprio são os cemitérios. Para o jornal parisiense, Bloodborne consagra a nova tendência nos videojogos voltados para a morte.

Bloodborne foi precedido por Almas da Escuridão (Dark Souls) e Almas de Demônio (Demon's Souls), embebidos de fantasias macabras ou satanistas que incitam o jogador a morrer centenas de vezes.

A morte já não é causa de luto ou tristeza, mas de diversão, diz Mathieu Triclot, autor do livro Filosofia do videojogo.

As montagens visuais devem ser as mais semelhantes com a realidade e as mais sanguinárias possíveis.


O jogador perde o medo dos piores crimes e as empresas criadoras desses entretenimentos estimulam a matar para tirar lucro.

Bloodborne encaminha para o satanismo.
Bloodborne encaminha para o satanismo.
A lição para o jovem jogador é clara: assassinar sadicamente é uma opção de jogo, o homicídio nada tem de injusto ou arbitrário: é uma estratégia para se divertir e fazer novas experiências, por mais cruéis que elas sejam.

Em 1996, o jogo Diablo II introduziu o conceito de “permadeath”, ou morte permanente. Essa perversa ideia está hoje generalizada.

Por vezes, a morte é inevitável para o próprio personagem que encarna o jogador de carne e osso.

Quem poderá então se espantar com os assassinatos mais fantasiosos, porém especialmente hediondos, praticados por jovens que perderam o horror ao crime de Caim?


4 comentários:

  1. Mas não haverá ninguém que faça vídeos “positivos” e que interessem a todos …. ?

    ResponderExcluir
  2. Tem jogos inocentes, mas agora ninguém quer saber de pureza e inocência ( requisito principal para ver a Deus).

    ResponderExcluir
  3. Certos jogos devem ser evitados ou no máximo jogados com toda precaução. É preciso saber que eles fazem mal as crianças e devem ser jogados com muito cuidado aos adultos e de preferência não jogar títulos como Bloodborne ou Diablo III

    ResponderExcluir
  4. Conversa pra alienado. A punção mortis faz parte do psicólogico humano. Jogos quase sempre retratam o que não pode ser feito in vivo. Afinal nunca ouvi nem li um criminoso que se inspirou em Carl Johnson ...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.