terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

UE tenta vetar símbolos religiosos em moeda, mas povo eslovaco resiste e vence

Modelo pretendido pela UE: santos sem aura e sem cruz nos paramentos
Modelo pretendido pela UE: santos
sem aura e sem cruz nos paramentos
Para comemorar o 1150º aniversario da evangelização da Eslováquia, o Banco Central desse país aprovou o lançamento de moedas de dois euros com a imagem dos Santos Cirilo e Metódio.

 Além de evangelizar a região, eles criaram o alfabeto cirílico para traduzir a Bíblia, o qual é atualmente adotado por várias línguas eslavas, noticiou Infocatólica.

O desenho aprovado incluía num dos lados da moeda a efígie dos dois Santos com as respectivas aureolas e cruzes em suas vestimentas. Porém, a Comissão Europeia e alguns Estados da UE pediram a eliminação desses símbolos, “para obedecer ao princípio da neutralidade religiosa”.


O governo eslovaco cedeu à pressão, porém diversas instituições e eminentes figuras da vida social e política do país protestaram firmemente.

Modelo aprovado pela Eslováquia:
Santos Cirilo e Metodio com aura e cruz nos paramentos
A Conferência Episcopal qualificou de “vergonha” dita imposição. O porta-voz dos bispos declarou:

“Em 1988, os fiéis da Eslováquia arriscaram suas vidas pregando a doutrina que haviam pregado os dois santos. Realmente vivemos num Estado de Direito, ou num sistema totalitário que nos dita quais atributos podemos utilizar?”.

Diante da reação popular, o Banco Central do país reconsiderou sua posição e aprovou o modelo original com os símbolos e atributos dos Santos Cirilo e Metódio, fundadores da identidade católica nacional.

Anton Ziolkovský, secretário executivo da Conferência Episcopal, agradeceu o apoio da população eslovaca dizendo: “Esperamos que nossas legítimas motivações sejam respeitadas agora pela Comissão Europeia”.

O temor tem todo o propósito considerando-se o constante atropelo dessa Comissão à vontade dos povos membros da UE.


Um comentário:

  1. Excelente noticia.
    Como conseguir um (ou alguns) exemplar (es) dessa moeda?
    Eh que faço coleção de moedas européias...
    Agradeço desde já.
    Deus os abençoe.
    PR

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.