terça-feira, 29 de março de 2016

Itália e Japão perdem população

Berçário vazio na Itália.
Berçário vazio na Itália.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs



A Itália sempre se destacou por sua população numerosa, trabalhadora e reveladora de infindos talentos.

Essa abundância também alimentou uma grandíssima emigração que contribuiu pujantemente para o desenvolvimento de países novos como o Brasil, a Argentina e os EUA.

As famílias numerosas estavam na base deste fenômeno demográfico abençoado por Deus.

Porém, no ano de 2015 a taxa de natalidade italiana foi a mais fraca nos últimos 154 anos, e sua população diminuiu pela primeira vez em 30 anos segundo informou o Instituto Nacional de Estatísticas (Istat).

Os decessos aumentaram em 9%, nível sem precedentes depois da II Guerra Mundial. Os nascimentos caíram 3% em relação ao ano anterior. Em outros números nasceram apenas 488.000 crianças incapazes de cobrir o vazio deixado por 653.000 falecimentos.



A esperança de vida abaixou de 85 a 84,7 anos para as mulheres e de 80,3 a 80,1 anos para os homens. Jamais caiu tanto desde 1974, ano em que começou essa avaliação.

No total, o país que tem 60,7 milhões de habitantes perdeu 139.000 em 2015, informou a agência Reuters.

Envelhecimento da população japonesa, censo 2005 por idade e prefeitura (município).
Envelhecimento da população japonesa, censo 2005 por idade e prefeitura (município).
Mais grave ainda foi o tombo da população japonesa verificado nos últimos cinco anos. É a primeira queda desde que começaram a se fazer registros em 1920, de acordo com o jornal “Clarin” de Buenos Aires.

Japão perdeu nesse período quase um milhão de pessoas, mais precisamente 947.000 pessoas, com diminuição de 0,7% do total em relação ao censo de 2010.

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações explicou que houve um aumento de estrangeiros, mas a decadência populacional superou a imigração produzindo números alarmantes.

O governo japonês destina importantes recursos para promover os nascimentos e a população ativa, mas não obteve resultados positivos.

Segundo a ONU, o Japão é o 10º país mais populoso do mundo e é o único entre os 20 maiores cuja população está decrescendo.

Não há planos burocráticos elaborados em escritórios sem alma que resolvam o problema da Itália e do Japão. E o problema não é só deles.

A propaganda sistemática contra a família, contra a moral, contra a vida e contra a religião está produzindo esses resultados nefastos.

Porém, para a confraria ambientalista assídua leitora da encíclica ‘Laudato Si’ o negro horizonte de despovoamento da Terra é um objetivo intensamente desejado e promovido.



9 comentários:

  1. Ao que parece os povos europeus estão em um processo de extinção, extinção cultural e racial. Com a invasão da Europa por muçulmanos e africanos, provavelmente uma nova população com características raciais e culturais diferentes irá surgir. Será que essa mistura cultural vai dar certo? Será que algo parecido com o que aconteceu no Brasil se dará na Europa: uma população miscigenada e, em muitos casos, sincretista?
    Ou será que algo pior virá com uma 3ª Guerra Mundial?

    ResponderExcluir
  2. Se estourar a 3ª Guerra Mundial, esse declínio populacional poderá piorar ainda mais!
    3 Scenarios that could Start WW3 and Kill 1 Billion People (2016)
    https://youtu.be/VFxdvrtsTuM

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a Alemanha, o Japão e a Itália foram atingidas pelo "dedo da morte", algo como uma espécie de maldição por conta dos horrores que promoveram com a Segunda Guerra Mundial. No caso da Alemanha, também por causa da Primeira Guerra Mundial. Parece-me que maldições como esta já aconteceram com outros povos: os antigos egípcios, os romanos, os povos pré-colombianos e sabe Deus quantos mais. Os russos também terão sua vez quando acabar sua participação na História.

    Alexandre Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante seu comentário! De fato, maldições existem, embora muitos teólogos e sacerdotes não acreditem mais nisso. Na Bíblia encontramos, várias passagens sobre maldições, especialmente em Deuteronômio. Pensando nisso, muitos castigos poderão cair sobre o Brasil, pois a imoralidade reina no país e a corrupção ficou sem freios.

      Excluir
    2. Me lembrei do seu comentário ao ver esta notícia:
      A mãe alemã em números
      http://www.dw.com/pt/a-m%C3%A3e-alem%C3%A3-em-n%C3%BAmeros/a-19240290?maca=bra-newsletter_br_dw-cult-6223-html-newsletter
      Apesar de dizer que a taxa de natalidade na Alemanha aumentou nos últimos anos, a notícia não desmente o que você disse mas confirma. As alemãs continuam tendo poucos filhos e, em uma idade já não muito boa para gerar filhos :na casa dos 30. E a maioria dedica a maior parte do seu tempo ao trabalho.

      Excluir
  4. Veja essa notícia:
    Para reverter queda 'apocalíptica' nos nascimentos, ministra quer ampliar 'Bolsa Família' italiano
    http://www.bbc.com/portuguese/internacional/2016/05/160515_beneficio_bebes_italia.shtml?ocid=socialflow_gplus

    ResponderExcluir
  5. A Grécia também está passando por um declínio populacional.
    Veja!
    https://youtu.be/7CaNC1ij4tM

    ResponderExcluir
  6. O declínio populacional está se tornando tão grave na Europa que a Hungria está oferecendo 32 mil euros para os casais que tenham três filhos. Mas as condições para receber esse subsídio são bem pesadas ou exigentes. Veja!
    https://youtu.be/qa7nR7SsGWE

    ResponderExcluir
  7. Acho mais interessante focarem seus olhos para seu próprio país. A fecundidade brasileira está em 1,7 filhos, a população está passando pelo mais rápido envelhecimento demográfico da história junto à China, e assim como eles estamos à caminho do mesmo trajeto. Ou seja, foquem para 'salvar' seu país e deixem os outros em paz.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.