terça-feira, 7 de maio de 2013

Na França anticonceptivos matam 20 mulheres e causam embolias em 2.500 por ano

Segundo relatório da Agência do Medicamento (ANSM), do governo francês, as pílulas anticonceptivas de todas as gerações provocam anualmente 20 mortes e mais de 2.500 acidentes tromboembólicos, noticiou o diário “Le Figaro” de Paris.

Os anticoncepcionais orais de 2ª, 3ª ou 4ª geração, usados por 4,27 milhões de francesas em 2011, provocam cada ano uma média de 2.529 acidentes tromboembólicos venosos e “20 mortes prematuras”, sendo que as pílulas de mais recente geração estão à testa dos males mortais.

Em geral, as mortes ocorrem em consequência de embolia pulmonar, o mais grave dos acidentes tromboembólicos.


As pílulas de 3ª e 4ª geração estão no centro de uma polêmica na França. O Ministério de Saúde decidiu limitar sua prescrição após mais uma jovem vítima de um AVC abrir processo contra o laboratório que fabricava sua pílula.

Se essas pílulas de gerações mais avançadas não tivessem sido prescritas o número de mortes e acidentes teria sido muito menor.

Segundo o ANSM, está havendo uma queda importante na venda dessas perigosas pílulas (-34%).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.