terça-feira, 11 de agosto de 2015

Impor limites evita filhos sociopatas

Pamela Druckerman: as crianças francesas saem na frente porque os pais lhes impõem limites desde a infância
Pamela Druckerman: as crianças francesas saem na frente
porque os pais lhes impõem limites desde a infância



A jornalista americana Pamela Druckerman observou que as crianças francesas não fazem manha. E isso porque os pais sabem lhes impor limites desde a infância.

O médico Cláudio Domênico, que coordenou o último Encontro O Globo Saúde e Bem-Estar, com o tema Como estabelecer limites para ter filhos saudáveis, observou que “essa educação sem limites cria sociopatas e jovens com problemas de relacionamento social”, segundo noticiou O Globo (12/04/2015).

Domênico acredita que hoje muitos pais delegam a criação dos filhos à escola. Ele sublinhou “a importância da família na construção da saúde emocional das crianças” e que “as crianças reclamam, mas gostam de limites preestabelecidos”.

O psiquiatra Fábio Barbirato, chefe do serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Santa Casa de Misericórdia do Rio, demonstrou cientificamente que dizer “não” aos filhos é difícil, mas dizer “sim” o tempo todo pode transformar uma criança mimada em um adulto sem autonomia, eternamente dependente dos pais.
“Os pais têm obrigação de dar limites, não podem ser reféns dos filhos, até porque as crianças não vão descobrir isso sozinhas e, lá na frente, tomarão uma pancada da vida”, defendeu o psiquiatra.



Dizendo “sim” o tempo os pais transformam uma criança mimada em um adulto sem autonomia. O caso ironizado no filme "Bad Teacher"
Dizendo “sim” o tempo os pais transformam uma criança mimada
em um adulto sem autonomia. O caso ironizado no filme "Bad Teacher"
Principalmente para as crianças, as conquistas devem vir através do mérito. E os pais devem fugir do figurino errado de “amiguinhos” dos filhos. “Mãe que se veste com a saia igual à da filha não tem identidade, sem isso não tem respeito”, explicou.

A educadora Tania Zagury, autora dos livros Limites sem trauma e Educar sem culpa — A gênese da ética, entre outros, atribui a falta de limites a uma interpretação errada, de 40 anos atrás, quando se achou que a imposição de regras acarretava problemas emocionais.

Foi a época do “proibido proibir” da Sorbonne e do “hippie power” da Califórnia, que hoje demonstraram ser frustrantes e contraproducentes.

“A função principal dos pais é formar a moral e a ética dos filhos, disse Tania, mas hoje a maior preocupação dos pais parece ser fazer a felicidade das crianças”.

E completou: “Só que, se os pais fizerem tudo o que os filhos querem, a criança cresce com uma visão distorcida do mundo, não fortalece a capacidade de ouvir os ‘nãos’ da vida”.

Limite, lembrou Domênico, nada tem a ver com castigo. E os critérios variam, já que não há uma criança igual a outra.

Mas pede autoridade paterna e materna, e disciplina no lar.


Um comentário:

  1. Muito interessante. Isso liga-se àquilo que foi ensinado pela Escola de Frankfurt que povoou as universidades no mundo inteiro, principalmente com a frase de Hebert Marcuse ("make love and not war"), além da Teoria Crítica de Theodor Adorno. Junte-se também o Vaticano II e sua liberdade de religião ao ser humano, no qual as pessoas achavam que a Igreja dava chancela para todo mundo fazer o que bem entendesse. Essa convergência altamente pervertida gerou a "civilização do amor" neste século XXI: Estado Islâmico com suas "pacíficas" degolas, o movimento LGBTXYZW impondo "democraticamente" suas sujeiras a nós, o excesso de uso da tecnologia que faz "formatação" da nossa inteligência, e assim por diante. O diabo é o pai de toda a mentira, e utilizou-se dos homens maus para chegar aonde chegamos hoje.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.